×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Falta d’água afeta moradores de Ponta Grossa, em Campos

Moradores dizem que concessionária pretende desativar unidade de tratamento para usar água de poços, mas empresa nega

Comunidade
Por Redação
6 de outubro de 2021 - 7h53
Estação de tratamento de água em Ponta Grossa dos Fidalgos (Foto: Reprodução)

Nas últimas duas semanas, moradores da localidade de Ponta Grossa dos Fidalgos, em Campos dos Goytacazes, reclamam de constante falta de água nas torneiras. O problema acontece durante boa parte do dia. Outra queixa é a suposta desativação de uma unidade da concessionária Águas do Paraíba no local. Segundo os moradores, a empresa pretende substituir a captação de água da Lagoa Feia por utilização de poços artesianos, mas a assessoria da empresa nega essa acusação dos usuários.

De acordo com a dona de casa Malvina Silva, a unidade que capta e distribui água tratada em Ponta Grossa existe há cerca de 22 anos. A hipótese de interromper o uso da água da Lagoa Feia, que passa por tratamento, por água de poços artesianos tem causado apreensão.

Rio Ururaí deságua na Lagoa Feia; manancial abastece Ponta Grossa dos Fidalgos (Arquivo)

“Acho um absurdo tirar água da população dessa maneira. Ninguém aqui quer usar água de poço”, diz a moradora. Segundo ela, os funcionários que trabalham da unidade pouco aparecem no local. “A falta de água tem sido frequente. Pelo menos há duas semanas a gente fica sem boa parte do dia”, afirma.

Outro morador de Ponta Grossa dos Fidalgos, Luiz Cláudio Tavares, diz que já fez reclamações junto à Águas do Paraíba sobre a falta d’´´agua na localidade.

“A gente não tem respostas sobre o que está acontecendo, pois a Lagoa Feia está próxima. É de onde vem a água que utilizamos. Por isso, não entendemos o corte”, conta.

Unidade da Águas do Paraíba (Arquivo)

A população de Ponta Grossa dos Fidalgos é estima em três mil pessoas. A localidade fica próximo ao distrito de Tocos, na Baixada Campista. A moradora Maria Silva diz que ficar sem água nestes últimos dias tem causado transtornos. “A gente depende da água para tudo. Essa notícia de que a unidade será desativada, e que pretendem captar água de poço, não agradou a ninguém”, diz.

Nota da Águas do Paraíba

A reportagem fez contato a concessionária Águas do Paraíba. Por meio de nota foi informado:

“A unidade de tratamento e distribuição de água não será desativada em Ponta Grossa dos Fidalgos. Continuará recebendo mais investimentos para o crescimento da localidade. Neste momento, estão sendo avaliadas alternativas para a otimização de todo o sistema, inclusive a possibilidade de um novo ponto de captação de água bruta no manancial que abastece a comunidade, para ser tratada na mesma unidade já existente. A concessionária acrescenta também que a eliminação de ligações clandestinas e ilegais de água tratada”.