×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Graffiti em ponto de ônibus homenageia o artista plástico João de Oliveira

Falecido em 2021, artista teve seu rosto pintado pelo grafiteiro Andinho IDE!

Campos
Por ASCOM
28 de janeiro de 2024 - 14h16
Graffiti homenageou João de Oliveira (Foto: divulgação)

O ponto de ônibus localizado na Avenida 28 de Março, em uma das calçadas do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura de Campos, recebeu, neste sábado (27), a penúltima pintura do edital “Culture, Campos: Graffiti – Cultura nas Ruas”, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A obra do grafiteiro Andinho (IDE!) retratou o artista plástico campista João de Oliveira, falecido em 2021, aos 65 anos.

Em seu desenho, Andinho retratou o rosto de João de Oliveira, com o sorriso que era uma de suas marcas, tendo o fundo inspirado nas pinturas indígenas que eram a especialidade do artista, conhecido como “João do Índio”, por décadas.

“João será uma eterna referência para os artistas de rua. Ele sempre valorizou e incentivou o movimento do Graffiti, no município. A homenagem é mais do que merecida e, por isso, escrevi, no desenho, obrigado, como forma de registrar nossa gratidão pelo legado do mestre das pinturas”, explicou Andinho.

SOBRE O HOMENAGEADO – Nascido no distrito de Tócos, na Baixada Campista, em 15 de novembro de 1955, João de Oliveira teve uma grandiosa e exitosa carreira, sendo reconhecido em todo o Brasil e no exterior. Foi o primeiro artista campista a projetar pinturas futuristas para prédios da área central, na década de 1990, com intervenções no Edifício Pioneiro e no extinto Bingo Formosa. Em 2013, fez uma temporada de exposições em Spoleto, na Itália; no Carrousel du Louvre – Museu du Louvre, em Paris, e na Galeria Wesel, na Alemanha. João faleceu no dia 24 de maio de 2021, vítima de insuficiência renal.

“Sempre admirei o trabalho do saudoso João de Oliveira e, em diversas ocasiões, abri o espaço do foyer do Teatro Municipal Trianon para que ele pudesse expor suas grandiosas criações, sempre tão cheias de cor e alegria. Ver a nova geração reverenciando João, nos mostra que sua obra permanece viva e sempre será referência”, observa a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

SOBRE O PROJETO – O edital publicado no Diário Oficial em 20/12/2022, promoveu a seleção de 30 projetos de artistas que farão suas artes urbanas em diversos pontos de ônibus/abrigo de passageiros, transformando-se em pontos turísticos do município. Idealizado pelo prefeito Wladimir Garotinho, o projeto é fruto de parceria da FCJOL com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).
ARTISTAS PARTICIPANTES – Ana Clara Ferreira – Nana; Andreson da Silva Santos – Andinho IDE!; David Montezuma – Dom; Diego Melo Gomes – Gás; Jhony Siqueira – Misterbod; Killyacking Scott – Kane; Pablo Malafaia Pinheiro de Souza – Pablo Malafaia; Ronald Rocha dos Santos Junior – Gouk; Talles Silveira – Keisy e Weslley de Almeida Casangem – Zack. Produção: Anna Franthesca – Fran.